Há quatro anos, tokenização e blockchain eram a salvação da Animoca Brands.
Yat Siu está cansado. O CEO austríaco de 9 anos, com sede em Hong Kong, não dorme mais do que algumas horas por noite hoje em dia, mas não pode deixar de se sentir eufórico quando perguntado sobre seus negócios. Vestido com uma jaqueta preta com capuz e óculos de meia armação, ele expõe de forma clarividente o destino glorioso que vê para jogos descentralizados e propriedade digital.
Este futuro – governado por tokens não fungíveis (NFTs) e tecnologia blockchain – é a salvação de Siu. Um pouco mais de quatro anos, a Animoca Brands estava lutando. A receita da pequena empresa de jogos para celular que ele fundou com David Kim, ex-sócio do Softbank e ex-CEO do Mail.com, êxito pioneiro da Internet, em janeiro de 2014, caiu 25% para 5,2 milhões e sua capitalização de mercado foi de pouco menos de US$ 6 milhões.
Siu se encontrou, em 2017, com o CryptoKitties, um mercado original baseado em blockchain onde os usuários compram, vendem e colecionam animais de estimação virtuais. Ele pegou o bug e investiu em sua empresa controladora com sede em Vancouver, Dapper Labs (então conhecida como Axiom Zen), um negócio que agora vale US$ 7,6 bilhões. Esse foi o início de mais de 150 investimentos relacionados a NFT. A Animoca Brands nos dias atuais possui partes nas maiores e mais exitosas empresas de NFT do mundo, entre elas a OpenSea (o maior mercado de NFT com receita estimada de US$ 375 milhões em 2021), Dapper Labs, a empresa criadora da plataforma Top Shot da NBA (vendidos a partir de novembro de 2020, US$ 1 bilhão em basquete “moments”) e Sky Mavis, fabricantes de Axie Infinity, o jogo NFT de sucesso da NBA no ano passado (avaliado aproximadamente em US$ 3 bilhões).
Games e blockchain
a Animoca Brands, por volta de janeiro, arrecadou quase US$ 360 milhões em uma avaliação de US$ 5,4 bilhões, mais que o dobro dos US$ 2,2 bilhões anteriores de outubro. A Forbes estima que Siu tenha 10% de ações no valor de cerca de US$ 500 milhões. Os investidores incluem Liberty City Ventures, Soros Fund Management e Winklevoss Capital. Desde os dias sombrios de 2017, a empresa saiu de 57 para mais de 600 colaboradores. Nos primeiros nove meses de 2021, a empresa gerou US$ 670 milhões em receita, incluindo cerca de US$ 530 milhões em ganhos com investimentos e ativos digitais. Suas reservas cambiais foram avaliadas em quase US$ 16 bilhões no fim de novembro.
No geral, o mercado global de NFT cresceu de US$ 100 milhões em 2020 para US$ 25 bilhões no ano passado. De acordo com o rastreador da NFT DappRadar, um quinto desse dinheiro vem de videogames. Grande parte da ação ocorre em lugares como as Filipinas, onde os jogadores de situação socioeconômica carente adotaram um modelo de “jogar para ganhar” que pode lhes trazer uma renda estável de alguns dólares por dia. Os jogadores do Ocidente estão menos ansiosos para abraçar a novidade. Os jogos Blockchain são o futuro do universo dos games de US$ 200 bilhões – ou é outra bolha esperando ser rompida.
As definições detrás dos jogos blockchain já estão há algum tempo, desde as economias de jogos online para vários jogadores do início dos anos 2000, principalmente World of Warcraft, e mais tarde Second Life, possuindo sua própria moeda digital (Linden Dollar) e foi o começo do primeiro estouro imobiliário virtual (depois crash) em 2006. Blockchain é uma grande aposta na ideia de “ativos digitais reais” em que os jogadores não podem simplesmente comprar e vender coisas (pense em roupas ou espadas únicas e de grande poder) em um jogo, mas onde esses ativos existem (no blockchain) é independente desse jogo. Como isso acontece de forma realista em um setor em que os desenvolvedores de jogos concorrentes não conseguem concordar nem sobre os padrões mais básicos (há discordância sobre qual caminho “para cima”) é possível. Adivinhe, mas um aplicativo de jogo NFT pegou: jogue para ganhar.
Um jogo para celular que a Animoca Brands adquiriu em 2018 e transformou em um produto blockchain – The Sandbox. Nele, os jogadores podem comprar terrenos virtuais por cerca de US $ 4.000, preenchê-los com prédios, itens ou avatares e vendê-los por um preço mais alto, somente pondo um tempo. Cada vez que é negociada, a Animoca Brands ganha uma taxa. O Sandbox também tem seu ativo no jogo – Sand, que corresponde ao seu valor real – atualmente US$ 4,5 bilhões, segundo o CoinMarketCap.com. A Animoca Brands não recebe royalties sobre os tokens, mas amontoou uma reserva que consta em seu balanço.
Criptomoedas e games
Como prometido, o mundo ainda precisa descobrir como regular criptomoedas e NFTs. O modelo polêmico “jogar para ganhar” e o uso da moeda do jogo levantam preocupações sobre jogos de azar, manipulação de mercado e exploração de trabalhadores do mundo subdesenvolvido que muitas vezes dão aos jogadores de países mais desenvolvidos aluguel de NFTs em troca de seus lucros. Alguns jogadores do game Axie Infinity, jogam games de monstros como sua fonte de ganhar dinheiro, em particular nas Filipinas.
35 projetos de lei sobre criptomoedas e blockchain foram apresentados no ano passado pelo Congresso americano. Destes, somente um foi aprovado, apesar de que na Austrália o ASX fizera planos para permitir que plataformas de compra e venda de ETFs e criptomoedas fossem negociados. Jack Dorsey’s Block (anteriormente Square) foi listado lá em janeiro. “É enorme para ser ignorado”, disse Greg Medcraft, ex-gerente da ASX.
Não são todos que compartilham o otimismo de Siu. Samson Mow, técnico-chefe da Blockstream, que fabrica produtos para armazenamento e transferência de Bitcoins, disse que a economia de um “Metaverso aberto”, ou um conjunto de mundos virtuais que podem ser trocados, funciona contra as companhias de jogos. “Se Call of Duty lhe vender armas, a Ubisoft não quer que você as leve para Rainbow Six porque isso reduz as vendas”, explicou Mow. “Eu simplesmente não vejo isso acontecer do jeito que as pessoas preveem, como [o romance] Ready Player One, onde você se move sem problemas.” Mow acrescenta que o blockchain ainda não é descentralizado – por exemplo, Ethereum é uma cripto que alimenta a maioria dos jogos NFT, e é muito dependent da Amazon Web Services.
E essas coisas podem parecer ultrapassadas. O principal token do Axie Infinity, o AXS, desvalorizou quase 60% nos últimos três meses, conforme o CoinMarketCap.com. O CEO da Electronic Art, Andrew Wilson, que já havia manifestado interesse em ingressar no espaço da NFT, revisou seus comentários durante uma recente teleconferência de resultados. Dona da plataforma de jogos Steam, a Valve acabou com os jogos NFT e blockchain em outubro. Phil Spencer, o diretor-executivo da Microsoft Gaming, disse que os jogos NFT “parecem ser mais exploradores por natureza”.
Fonte: Forbes, 20/02/2022